Informações

Bem-vindo ao blog da ópera Pequeno Príncipe. Navegando pelos posts, você escontrará informações sobre a obra, produção, fotos, divulgações, depoimentos da equipe etc. No rodapé da página, uma descrição detalhada do projeto, as datas das apresentações e links para as nossas galerias de fotos e vídeos.

Introdução

Minha foto
“Pequeno Príncipe” é uma ópera de câmara infantil com dois atos, de pequena duração e montagem itinerante. É fruto de uma iniciativa de estudantes interessados em difundir a musica erudita e em promover ações educativas voltadas para a formação de platéias. Composta por Fábio Gottschild dentro das linguagens da música erudita contamporânea, a peça apresenta o enredo caracteristicamente infantil da obra homônima de Saint-Exupéry de forma lúdica e construtiva para o público infantil. Para mais INFORMAÇÕES DETALHADAS, consulte o RODAPÉ do blog!

terça-feira, 20 de maio de 2008

Apresentações Didáticas - Curitiba "Comunidade Escola"

A ópera "O Pequeno Príncipe" não será apresentada apenas em teatros; é, assim, um projeto itinerante.

Através da inserção do projeto no Comunidade Escola, da Prefeitura de Curitiba, a ópera é levada para escolas da rede municipal de ensino, na forma de concertos didáticos, apresentando aos espectadores as características da linguagem musical e teatral de uma ópera, enfatizando o contato e compreensão das linguagens musicais contemporâneas, pouco conhecidas e divulgadas, utilizadas na peça. Esta é uma oportunidade para que as crianças entrem em contato com instrumentos e tipos vocais talvez nunca antes ouvidos, de forma leve e atraente.

Até agora foram três apresentações didáticas:
7 de dezembro 2007 - Escola Municipal Herley Mehl
29 de março de 2008 - Escola Municipal João Cabral (
mais informações)
29 de março de 2008 - Escola Municipal Dario Velozzo


Confira algumas fotos destas ocasiões (veja as fotos ampliadas na nossa galeria do Flickr)

E. M. Herley Mehl, dez. 2007

E. M. Herley Mehl, dez. 2007

E. M. João Cabral, mar. 2008

E. M. João Cabral, mar. 2008

E. M. Dario Velozzo, mar. 2008 - crianças vêem de perto a percussão

Nenhum comentário:

POSTAGENS ANTIGAS

Não deixe de ler postagens mais antigas do blog. Clique logo aqui em cima, no lado direito, no link em amarelo.

Mais detalhes sobre o projeto

O Grupo
A equipe que se reúne para a realização deste trabalho é formada por estudantes da Universidade Federal do Paraná e da Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Os acadêmicos e também jovens estudantes de música, incluindo-se entre eles o protagonista de apenas 11 anos de idade, vêm trabalhando de forma independente desde abril de 2007 na produção do projeto artístico e educativo.

O Projeto
Através de "Pequeno Príncipe" pretende-se divulgar a arte e em especial a música contemporânea erudita ao público, especialmente infantil, por meio de uma das formas que melhor funde várias linguagens artísticas: a ópera. A proposta é promover conhecimento e entretenimento através de concertos educativos abertos ao público geral e para escolas. O grupo vem atuando desde 2007 como parceiro do projeto da Prefeitura de Curitiba "Comunidade Escola", e o projeto tem sido uma oportunidade para que os participantes possam aprimorar seus conhecimentos através da prática artística e da prestação de serviços à comunidade.

A Ópera
A partitura e o libreto foram escritos por Fábio Gottschild, estudante da Universidade Federal do Paraná e aluno de composição de Antonio Almeida Prado. A trama, inspirada na história homônima escrita por Antoine de Saint Exupéry, é contada através de uma linguagem musical contemporânea, com passagens que variam do atonalismo ao tonalismo, em dez cenas divididas em dois atos.

Apresentações da ópera

Estamos quase no dia da estréia!

12/08/07
UFPR
07/12/07 E. M. Herley Mehl
29/03/08 E. M. João Cabral
29/03/08 E. M. Dario Velozzo
18/05/08 E. M. Maria Ienkot Zeglin
18/05/08 E. M. Helena Kolody
20/08/08 Pré-estréia EMBAP - Prática artística - 20h30
22/08/08 Estréia Teatro Guairinha - 20h30
21 e 22/08/08 Concertos Didáticos para escolas
22 e 23/11/08 Concerto com Grupo de Percussão da UFPR - Teatro da Reitoria - 19h

Arquivo do blog