Informações

Bem-vindo ao blog da ópera Pequeno Príncipe. Navegando pelos posts, você escontrará informações sobre a obra, produção, fotos, divulgações, depoimentos da equipe etc. No rodapé da página, uma descrição detalhada do projeto, as datas das apresentações e links para as nossas galerias de fotos e vídeos.

Introdução

Minha foto
“Pequeno Príncipe” é uma ópera de câmara infantil com dois atos, de pequena duração e montagem itinerante. É fruto de uma iniciativa de estudantes interessados em difundir a musica erudita e em promover ações educativas voltadas para a formação de platéias. Composta por Fábio Gottschild dentro das linguagens da música erudita contamporânea, a peça apresenta o enredo caracteristicamente infantil da obra homônima de Saint-Exupéry de forma lúdica e construtiva para o público infantil. Para mais INFORMAÇÕES DETALHADAS, consulte o RODAPÉ do blog!

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Com a palavra, o compositor: Fábio Gottschild


Fábio Gottschild, compositor da ópera "O Pequeno Príncipe", é um jovem curitibano, graduando do curso de Educação Musical da UFPR, e aluno do renomado compositor Almeida Prado, em São Paulo.

Em entrevista para a Gazeta do Paraná em setembro de 2007, Fábio descreve o início do processo de composição. Segundo ele, já há algum tempo havia o interesse de escrever uma ópera, mas faltava apoio. O estímulo veio através de algumas pessoas na Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Inicialmente, o objetivo era se pensar em algo rápido de montar, com baixo custo e poucos cantores; mas aos poucos o projeto foi crescendo e se tornando realidade, através da união com estudantes da Universidade Federal do Paraná.

Assim, após a encomenda da ópera no início de 2007, foram realizadas dezenas de ensaios ao longo de todo o ano, e compostas todas as partes que formam os dois atos da ópera.

Hoje, Fábio fala sobre seu trabalho para a ópera, de forma geral:

"É uma experiência muito boa para qualquer compositor iniciante ver uma obra sua sendo executada, principalmente quando é um projeto do porte do Pequeno Príncipe: pensar em cada detalhe, de como cada nota irá soar, e principalmente como irá soar no ouvido das crianças. Foram 8 meses de trabalho de composição da ópera; parecia que a história não tinha mais fim, e às vezes me pergunto realmente se ela tem fim. Cada parte foi escrita especialmente para cada um dos integrantes do projeto, no fim a música tem um pouco de cada um sob o meu ponto de vista. Como se não bastasse utilizar o texto, que hoje conhecemos de trás pra frente, ainda, apesar de ser visto apenas nos bastidores, usei como Exupéry dedicar a obra a uma pessoa que um dia já foi criança!"

Amanhã, não deixe de conferir as primeiras fotos da equipe aqui no blog.

Nenhum comentário:

POSTAGENS ANTIGAS

Não deixe de ler postagens mais antigas do blog. Clique logo aqui em cima, no lado direito, no link em amarelo.

Mais detalhes sobre o projeto

O Grupo
A equipe que se reúne para a realização deste trabalho é formada por estudantes da Universidade Federal do Paraná e da Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Os acadêmicos e também jovens estudantes de música, incluindo-se entre eles o protagonista de apenas 11 anos de idade, vêm trabalhando de forma independente desde abril de 2007 na produção do projeto artístico e educativo.

O Projeto
Através de "Pequeno Príncipe" pretende-se divulgar a arte e em especial a música contemporânea erudita ao público, especialmente infantil, por meio de uma das formas que melhor funde várias linguagens artísticas: a ópera. A proposta é promover conhecimento e entretenimento através de concertos educativos abertos ao público geral e para escolas. O grupo vem atuando desde 2007 como parceiro do projeto da Prefeitura de Curitiba "Comunidade Escola", e o projeto tem sido uma oportunidade para que os participantes possam aprimorar seus conhecimentos através da prática artística e da prestação de serviços à comunidade.

A Ópera
A partitura e o libreto foram escritos por Fábio Gottschild, estudante da Universidade Federal do Paraná e aluno de composição de Antonio Almeida Prado. A trama, inspirada na história homônima escrita por Antoine de Saint Exupéry, é contada através de uma linguagem musical contemporânea, com passagens que variam do atonalismo ao tonalismo, em dez cenas divididas em dois atos.

Apresentações da ópera

Estamos quase no dia da estréia!

12/08/07
UFPR
07/12/07 E. M. Herley Mehl
29/03/08 E. M. João Cabral
29/03/08 E. M. Dario Velozzo
18/05/08 E. M. Maria Ienkot Zeglin
18/05/08 E. M. Helena Kolody
20/08/08 Pré-estréia EMBAP - Prática artística - 20h30
22/08/08 Estréia Teatro Guairinha - 20h30
21 e 22/08/08 Concertos Didáticos para escolas
22 e 23/11/08 Concerto com Grupo de Percussão da UFPR - Teatro da Reitoria - 19h

Arquivo do blog